quinta-feira, 27 de novembro de 2014

RECEITAS SUSTENTÁVEIS!

        Sabendo da necessidade de uma alimentação saudável e da economia que fazemos ao aproveitar bem esses alimentos, procure receitas que além de saudáveis são gostosas para o dia a dia:

                                              
                     
Fonte:Favela Orgânica ( receitas sustentáveis )

domingo, 23 de novembro de 2014

Você sabia?


  • O Brasil produz cerca de 230 mil toneladas de lixo por dia. Desse total, apenas 2% são reciclados.
  • O Brasil tem o maior acervo mundial de garrafas retornáveis de vidro para cervejas e refrigerantes e inventou o uso do copo de vidro para embalagem, passando a ser imitado por outros países.
  • A cada dia, em todo o mundo são jogados 2 milhões  de toneladas de lixo das casas e do comércio, o correspondente a dez montanhas do tamanho do Pão de Açúcar!
  • Uma mangueira aberta por 30 minutos gasta cerca de 500 litros de água. É muito desperdício!
  • Lavar uma caneca ou copo de vidro consome MENOS energia e água do que fabricar um copo descartável. Por isso prefira usar uma caneca ou copo reutilizável!
                  Fonte: Revista Ecoviver                                                   
                                        

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Reciclando e enfeitando!

Um bela maneira de enfeitar o natal sem gastar quase nada, faça árvores de natal com garrafas pet, vai ficar lindo, e a natureza agradece!
                                                                             


domingo, 16 de novembro de 2014

ENTÃO É NATAL !!!

           O natal está chegando e as ruas, avenidas e casas demonstram o espírito natalino em cada uma de suas decorações. É possível deixá-las mais sustentáveis, através do reaproveitamento de materiais que seriam facilmente descartados. Use a criatividade, mãos à obra!  




      

Fonte: Google

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Dicas de Reciclagem com Garrafas PET

Existem inúmeras maneiras de se reaproveitar uma garrafa PET, você pode fazer inúmeros objetos decorativos com as garrafas. Solte sua imaginação, faça, reinvente mais nuncaaaaaaa jogue garrafas PET no lixo.

Se não reaproveitar coloque para Reciclar !!!




domingo, 9 de novembro de 2014

Planeta Terra/Planeta água!

OBSERVANDO A TERRA*

        A Terra é o único planeta que possui condições ideais para que exista vida da forma como a conhecemos, pois nela há ar, água, solo, luz e calor, elementos necessários para os seres vivos se desenvolverem. Na superfície terrestre há mais água do que terra, se pudéssemos dividir a superfície da Terra em quatro partes iguais, veríamos que três dessas partes representariam a água: oceanos, mares, rios, lagos. A outra, representaria a parte terrena, os continentes e as ilhas. Embora o planeta Terra tenha esse nome, ele bem que poderia ser chamado de Planeta Água. Além dessa água, há ainda uma parte que não vemos, como por exemplo, a que fica embaixo do solo:

UM LENÇOL EMBAIXO DA TERRA**

         A água que bebemos todos os dias é captada de diversas maneiras: lençois freáticos, fontes, mananciais, rios e lagos. Os lençóis não são rios subterrâneos como a maioria das pessoas pensam, pois a água  não corre embaixo da terra, A água dos lençóis fica parada, armazenada entre pedras, areia e outros minerais como calcário. A água não ultrapassa uma certa profundidade pois encontra rochas impermeáveis. Quando a água é pressionada para a superfície, surge uma fonte natural.


                              Fonte: *Porta Aberta-FTD-Ciência Naturais: Ângela Gil; Sueli Fanizzi  
                                          **www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/planeta2.htm                                   

VOCÊ SABE DE ONDE SURGIU O SÍMBOLO RECICLAGEM?

RECICLAGEM

      Em 1970, Gary Anderson fez um desenho baseado em uma fita Möbius ( espaço topológico obtido pela colagem das duas extremidades de uma fita, após efetuar meia volta numa delas ...) que se tornou conhecido no mundo inteiro como símbolo da reciclagem. Nem todos os símbolos usados para a reciclagem são fitas de Möbius, como o original de Anderson. O trabalho de Gary Anderson foi escolhido entre cerca de 500 propostas. Quanto ao conceito, a imagem é formada por setas que representam tanto o infinito quanto as diferentes etapas do processo de reciclagem. O símbolo é conhecido no mundo todo, e o mais importante no cenário ambiental.

                                                           
Fonte: curiosidades: Linguagens em Diálogos; Maria Silvia Cintra Martins  (Org.) 
wp.clicrbs.com.br/semcensura/2012

Mais dicas de leitura

DE TEMPOS EM TEMPOS-nossas histórias Kaimbé : Por Daniel Munduruku*

Sinopse: Um belo livro que conta histórias antigas do povo Kaimbé. São narrativas curtas, mas que apresentam a magia que ainda oferece a esse povo uma originalidade muito particular. Vale lembrar que os desenhos que ilustram o livro foram resultados de oficinas realizadas na própria comunidade. São desenhos que retratam um modo muito especial de se relacionar com a NATUREZA e com as pessoas.  



Fonte: LINGUAGENS EM DIÁLOGO; Letramentos em Língua Materna e Matemática;
PNAIC - Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa - Laboratório de Linguagens - LEETRA

*Doutor em Educação (FE/USP). Estagiário pós-doc (CAPES/PNPD) junto ao Grupo de Pesquisa LEETRA.

sábado, 8 de novembro de 2014

Por que devemos nos preocupar com o lixo se o jogamos fora?

Lixo e consumismo

      A produção de lixo em todo o mundo é um grande problema para o futuro do planeta. A situação ficou ainda pior com o aumento do consumismo de produtos descartáveis nos últimos anos. Ao invés de fabricar produtos que duram e podem ser reutilizados, algumas indústrias estão fabricando produtos que são usados uma vez e jogados fora. Com isso, os recursos naturais são destruídos mais rapidamente. Sem contar que o acúmulo de materiais que poluem o ambiente cresce a cada dia. E o homem nem sempre sabe como fazer para se livrar desses resíduos.

      O lixo pode ser classificado em quatro tipos: 

  • O lixo doméstico (restos de comida, embalagens, papéis, plásticos, latas, vidros, entulho/restos de construções);
  • O lixo hospitalar ( gazes, ataduras, algodão, seringas, agulhas, etc.);
  • O lixo industrial ( gerado na produção de bens pelas fábricas );
  • E o lixo agrícola ( incluindo os fertilizantes químicos, inseticidas e herbicidas usados nas plantações e levados para os rios pela água da chuva );
      Insetos que entram em contato com os lixões podem espalhar doenças por até 12 quilômetros. Além disso, a massa de resíduos/lixo jogada a céu aberto apodrece, produzindo gases, mau cheiro e um líquido que contamina o meio ambiente chamado chorume, entrando no solo. Muitas vezes, esse líquido é composto de restos de material prejudicial como pilhas e latas de tinta. Se o lixo for queimado, produz  gases que podem conter poluentes perigosos.
      Se forem deixados na natureza ou em lixões, alguns materiais levam muito tempo para se decompor, isto é, para se desmancharem e serem assimilados pela natureza.
      Que sujeira! Por isso é melhor dar preferência a produtos feitos com embalagens e material recicláveis. Esse tipo de material pode ser reutilizado para fazer outras coisas a partir do que não servia mais e seria jogado fora. Papel usado, por exemplo, pode ser reutilizado para fazer mais papel, sem precisar derrubar mais árvores. 

      A natureza agradece!
Fonte: http;//www.wwf.org.br

                                                                  

  

terça-feira, 28 de outubro de 2014

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Reciclagem e 5Rs

A reciclagem vem se firmando cada vez mais como a melhor maneira de resolver os problemas dos resíduos sólidos no mundo. São toneladas e toneladas de resíduos descartados incorretamente, mas se receberem correto destino, não causarão impactos ao meio ambiente e injetarão matéria-prima no ciclo produtivo, diminuindo as extrações no meio natural.

A Reciclagem é exatamente isso: transformar, utilizar coisas que já usamos e que não nos servem mais, como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Podemos fazer como a natureza já faz há milhões de anos: reutilizar e reciclar ao máximo tudo que possuímos.


Como podemos ver na imagem acima, diversos produtos podem ser reciclados: papel, metal, vidro e plástico. As outras lixeiras são para materiais que devem receber um tratamento especial, pois alguns resíduos são contaminantes.

Foquemos nesses quatros que estão em negrito no parágrafo anterior. Consumimos muito esses materiais e você faz o que com eles quando não servem mais? Joga no lixo comum, que é levado para os aterros? No Brasil, cerca de 240 mil toneladas de lixo são produzidas diariamente, sendo que apenas 2% desse lixo é reciclado. Agora se somarmos toda a produção mundial de lixo diário, veremos números assustadores.

Se não pararmos para pensar e mudar nossa forma de se relacionar com o lixo, não demorará muito para que a situação do planeta fique mais crítica do que já está. Além da poluição no meio ambiente, o lixo traz muitas doenças para os seres vivos. E evitar isso é simples, fácil e obrigação de todos! Um guia simples de como mudar essas atitudes é a metodologia dos 5 Rs.


Repensar: repense sobre seu modo de vida. É realmente necessário comprar esse produto? O que farei quando ele estiver velho e sem uso? Reflita antes de tomar decisões, evitando compras desnecessárias e resíduos desnecessários.
Reduzir: reduza o seu consumo. Prefira produtos com maior durabilidade, que não tenham tantas embalagens e os que possuem embalagens retornáveis. Reduza seus hábitos de consumo e o lixo gerado.
Recusar: recuse produtos prejudiciais ao meio ambiente. Se todos fizerem isso, impactos serão reduzidos.
Reutilizar: reutilize materiais que iriam para o lixo. Garrafas PET podem virar vasos, pneus podem ser utilizados para fazer puffs. Abuse de sua criatividade para reaproveitar os materiais que você tem em casa.
Reciclar: por fim, se depois de praticar o 4 Rs anteriores, ainda sobrar um lixinho, encaminhe-o para a reciclagem. Você ajudará muito evitando poluição e economizando matéria-prima.

Gostou dá ideia? Pratique. Não é difícil. Acesse o portal do eCycle e saiba onde descartar os resíduos.

Todo o planeta agradece!

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

PARA PENSAR!!!

O QUE É SUSTENTABILIDADE

 

Sustentabilidade é dar suporte a alguma condição, em algo ou alguém, é a condição para um processo ou tarefa existir. Atualmente, o termo é utilizado para designar o bom uso dos recursos naturais da Terra, como a água, as florestas etc.
A palavra sustentável tem origem no latim "sustentare" , que significa sustentar, apoiar, conservar. O conceito de sustentabilidade está normalmente relacionado com uma mentalidade, atitude ou estratégia que é ecologicamente correta, e viável no âmbito econômico, socialmente justa e com uma diversificação cultural.
Sustentabilidade virou um tema essencial atualmente, é utilizado para chamar diversos produtos e serviços, por exemplo, existem carros com conceito de sustentabilidade, prédios, empreendimentos, e até mesmo roupas. É um conceito para mostrar que o produto foi fabricado feito sem danificar ou prejudicar o meio ambiente, é ecologicamente correto, não polui, não foram utilizados madeiras de locais proibidos etc.
Existem diversos conceitos ligados a sustentabilidade, como crescimento sustentado, que é um crescimento na economia constante e seguro, gestão sustentável, que é dirigir uma organização valorizando todos os fatores que a englobam, é essencialmente ligado ao meio ambiente. Vários desses conceitos incluem as palavras "sustentável" ou "sustentado", sendo que a diferença entre os dois termos é que a palavra "sustentável" indica que há a possibilidade de sustentação, enquanto que o termo "sustentado" expressa que essa sustentação já foi alcançada.

Sustentabilidade Empresarial

Cada vez mais as empresas se preocupam com o meio ambiente, e ao mesmo tempo é uma estratégia. Nas empresas, o conceito de sustentabilidade está ligado diretamente com responsabilidade social, tornou-se inclusive uma vantagem competitiva. A empresa que se preocupa com a sustentabilidade é aquela que cuida do Planeta, se preocupa com a comunidade, com o meio ambiente e é sempre louvável aos olhos do público.
A sustentabilidade nas empresas está também ligada à sustentabilidade econômica, que é alcançada através de um modelo de gestão sustentável, ou seja, um modelo que incentiva processos que permitem a recuperação do capital financeiro, humano e natural da empresa.

Sustentabilidade Ambiental e Ecológica

Sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, é manter a qualidade de vida, manter o meio ambiente em harmonia com as pessoas. É cuidar para não poluir a água, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas e desmatamentos. O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, trata-se de encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades. O desafio da humanidade é preservar seu padrão de vida e manter o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta.

Sustentabilidade Social

A sustentabilidade social é o conceito que descreve o conjunto de medidas que estabelecidas para promover o equilíbrio e o bem-estar da sociedade através de variadas iniciativas que têm como o objetivo ajudar membros da sociedade que enfrentam condições desfavoráveis.
( Portal Educação)

                                                

Prejuízos das queimadas para o meio ambiente

A seca que o Brasil está passando cria uma situação perfeita para a propagação de queimadas pelo país. Diariamente vemos na TV, ou em nossas cidades, inúmeros focos de incêndio que destroem áreas de preservação, eliminam fauna e flora, prejudicam a saúde da população e outros seríssimos danos.


Segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de 1° de janeiro a 16 de outubro de 2014, a quantidade de queimadas aumentaram 70% em relação ao mesmo período em 2013. Já foram detectados 140.907 focos de incêndio em todos o país. Mato Grosso lidera, com 25.466 incidências. No site de monitoramento de queimadas do INPE, você pode acompanhar em tempo quase real a situação dos focos no país. No momento em que escrevo esse texto, às 12:25 do dia 19/10/2014, as imagens mostram essa realidade.


Infelizmente, a causa disso, na maioria das vezes, é a ação humana. As queimadas são muito utilizadas para estimular a rebrota do pasto, limpeza de terrenos, colheita de cana-de-açúcar. Sem falar nas causas não intencionais, como acidentes com balões.

Na natureza, os danos de um grande incêndio são enormes. Além de matar os seres vivos nas áreas atingidas, o fogo causa empobrecimento do solo, afeta negativamente a água da região, polui o ar e causa sérios problemas respiratórios nas pessoas que vivem perto dos focos. 

Existem muitas maneiras de se fazer agricultura sem precisar usar o fogo. É importantíssimo que essas práticas sejam espalhadas e adotadas Brasil afora. Da mesma forma que você deve evitar soltar balões e qualquer outra coisa que possa dar início a um incêndio. Só prejuízos irão acontecer e prejudicarão sua vida.

Denuncie incêndios criminosos ao Corpo de Bombeiros, às prefeituras, às secretarias estaduais do Meio Ambiente e ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Faça sua parte!

sábado, 18 de outubro de 2014

Planeta Sustentável!

      Dicas para um planeta sustentável!
 
  1. Reduza o consumo;
  2. Doe: óleo de cozinha usado; garrafas pets; papelões e outros materiais aos postos de coleta ou aos catadores;
  3. Cuide bem do planeta, afinal essa é a casa de todos