terça-feira, 28 de outubro de 2014

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Reciclagem e 5Rs

A reciclagem vem se firmando cada vez mais como a melhor maneira de resolver os problemas dos resíduos sólidos no mundo. São toneladas e toneladas de resíduos descartados incorretamente, mas se receberem correto destino, não causarão impactos ao meio ambiente e injetarão matéria-prima no ciclo produtivo, diminuindo as extrações no meio natural.

A Reciclagem é exatamente isso: transformar, utilizar coisas que já usamos e que não nos servem mais, como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Podemos fazer como a natureza já faz há milhões de anos: reutilizar e reciclar ao máximo tudo que possuímos.


Como podemos ver na imagem acima, diversos produtos podem ser reciclados: papel, metal, vidro e plástico. As outras lixeiras são para materiais que devem receber um tratamento especial, pois alguns resíduos são contaminantes.

Foquemos nesses quatros que estão em negrito no parágrafo anterior. Consumimos muito esses materiais e você faz o que com eles quando não servem mais? Joga no lixo comum, que é levado para os aterros? No Brasil, cerca de 240 mil toneladas de lixo são produzidas diariamente, sendo que apenas 2% desse lixo é reciclado. Agora se somarmos toda a produção mundial de lixo diário, veremos números assustadores.

Se não pararmos para pensar e mudar nossa forma de se relacionar com o lixo, não demorará muito para que a situação do planeta fique mais crítica do que já está. Além da poluição no meio ambiente, o lixo traz muitas doenças para os seres vivos. E evitar isso é simples, fácil e obrigação de todos! Um guia simples de como mudar essas atitudes é a metodologia dos 5 Rs.


Repensar: repense sobre seu modo de vida. É realmente necessário comprar esse produto? O que farei quando ele estiver velho e sem uso? Reflita antes de tomar decisões, evitando compras desnecessárias e resíduos desnecessários.
Reduzir: reduza o seu consumo. Prefira produtos com maior durabilidade, que não tenham tantas embalagens e os que possuem embalagens retornáveis. Reduza seus hábitos de consumo e o lixo gerado.
Recusar: recuse produtos prejudiciais ao meio ambiente. Se todos fizerem isso, impactos serão reduzidos.
Reutilizar: reutilize materiais que iriam para o lixo. Garrafas PET podem virar vasos, pneus podem ser utilizados para fazer puffs. Abuse de sua criatividade para reaproveitar os materiais que você tem em casa.
Reciclar: por fim, se depois de praticar o 4 Rs anteriores, ainda sobrar um lixinho, encaminhe-o para a reciclagem. Você ajudará muito evitando poluição e economizando matéria-prima.

Gostou dá ideia? Pratique. Não é difícil. Acesse o portal do eCycle e saiba onde descartar os resíduos.

Todo o planeta agradece!

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

PARA PENSAR!!!

O QUE É SUSTENTABILIDADE

 

Sustentabilidade é dar suporte a alguma condição, em algo ou alguém, é a condição para um processo ou tarefa existir. Atualmente, o termo é utilizado para designar o bom uso dos recursos naturais da Terra, como a água, as florestas etc.
A palavra sustentável tem origem no latim "sustentare" , que significa sustentar, apoiar, conservar. O conceito de sustentabilidade está normalmente relacionado com uma mentalidade, atitude ou estratégia que é ecologicamente correta, e viável no âmbito econômico, socialmente justa e com uma diversificação cultural.
Sustentabilidade virou um tema essencial atualmente, é utilizado para chamar diversos produtos e serviços, por exemplo, existem carros com conceito de sustentabilidade, prédios, empreendimentos, e até mesmo roupas. É um conceito para mostrar que o produto foi fabricado feito sem danificar ou prejudicar o meio ambiente, é ecologicamente correto, não polui, não foram utilizados madeiras de locais proibidos etc.
Existem diversos conceitos ligados a sustentabilidade, como crescimento sustentado, que é um crescimento na economia constante e seguro, gestão sustentável, que é dirigir uma organização valorizando todos os fatores que a englobam, é essencialmente ligado ao meio ambiente. Vários desses conceitos incluem as palavras "sustentável" ou "sustentado", sendo que a diferença entre os dois termos é que a palavra "sustentável" indica que há a possibilidade de sustentação, enquanto que o termo "sustentado" expressa que essa sustentação já foi alcançada.

Sustentabilidade Empresarial

Cada vez mais as empresas se preocupam com o meio ambiente, e ao mesmo tempo é uma estratégia. Nas empresas, o conceito de sustentabilidade está ligado diretamente com responsabilidade social, tornou-se inclusive uma vantagem competitiva. A empresa que se preocupa com a sustentabilidade é aquela que cuida do Planeta, se preocupa com a comunidade, com o meio ambiente e é sempre louvável aos olhos do público.
A sustentabilidade nas empresas está também ligada à sustentabilidade econômica, que é alcançada através de um modelo de gestão sustentável, ou seja, um modelo que incentiva processos que permitem a recuperação do capital financeiro, humano e natural da empresa.

Sustentabilidade Ambiental e Ecológica

Sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, é manter a qualidade de vida, manter o meio ambiente em harmonia com as pessoas. É cuidar para não poluir a água, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas e desmatamentos. O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, trata-se de encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades. O desafio da humanidade é preservar seu padrão de vida e manter o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta.

Sustentabilidade Social

A sustentabilidade social é o conceito que descreve o conjunto de medidas que estabelecidas para promover o equilíbrio e o bem-estar da sociedade através de variadas iniciativas que têm como o objetivo ajudar membros da sociedade que enfrentam condições desfavoráveis.
( Portal Educação)

                                                

Prejuízos das queimadas para o meio ambiente

A seca que o Brasil está passando cria uma situação perfeita para a propagação de queimadas pelo país. Diariamente vemos na TV, ou em nossas cidades, inúmeros focos de incêndio que destroem áreas de preservação, eliminam fauna e flora, prejudicam a saúde da população e outros seríssimos danos.


Segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de 1° de janeiro a 16 de outubro de 2014, a quantidade de queimadas aumentaram 70% em relação ao mesmo período em 2013. Já foram detectados 140.907 focos de incêndio em todos o país. Mato Grosso lidera, com 25.466 incidências. No site de monitoramento de queimadas do INPE, você pode acompanhar em tempo quase real a situação dos focos no país. No momento em que escrevo esse texto, às 12:25 do dia 19/10/2014, as imagens mostram essa realidade.


Infelizmente, a causa disso, na maioria das vezes, é a ação humana. As queimadas são muito utilizadas para estimular a rebrota do pasto, limpeza de terrenos, colheita de cana-de-açúcar. Sem falar nas causas não intencionais, como acidentes com balões.

Na natureza, os danos de um grande incêndio são enormes. Além de matar os seres vivos nas áreas atingidas, o fogo causa empobrecimento do solo, afeta negativamente a água da região, polui o ar e causa sérios problemas respiratórios nas pessoas que vivem perto dos focos. 

Existem muitas maneiras de se fazer agricultura sem precisar usar o fogo. É importantíssimo que essas práticas sejam espalhadas e adotadas Brasil afora. Da mesma forma que você deve evitar soltar balões e qualquer outra coisa que possa dar início a um incêndio. Só prejuízos irão acontecer e prejudicarão sua vida.

Denuncie incêndios criminosos ao Corpo de Bombeiros, às prefeituras, às secretarias estaduais do Meio Ambiente e ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Faça sua parte!

sábado, 18 de outubro de 2014

Planeta Sustentável!

      Dicas para um planeta sustentável!
 
  1. Reduza o consumo;
  2. Doe: óleo de cozinha usado; garrafas pets; papelões e outros materiais aos postos de coleta ou aos catadores;
  3. Cuide bem do planeta, afinal essa é a casa de todos