A reciclagem vem se firmando cada vez mais como a melhor maneira de resolver os problemas dos resíduos sólidos no mundo. São toneladas e toneladas de resíduos descartados incorretamente, mas se receberem correto destino, não causarão impactos ao meio ambiente e injetarão matéria-prima no ciclo produtivo, diminuindo as extrações no meio natural.
A Reciclagem é exatamente isso: transformar, utilizar coisas que já usamos e que não nos servem mais, como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Podemos fazer como a natureza já faz há milhões de anos: reutilizar e reciclar ao máximo tudo que possuímos.
Como podemos ver na imagem acima, diversos produtos podem ser reciclados: papel, metal, vidro e plástico. As outras lixeiras são para materiais que devem receber um tratamento especial, pois alguns resíduos são contaminantes.
Foquemos nesses quatros que estão em negrito no parágrafo anterior. Consumimos muito esses materiais e você faz o que com eles quando não servem mais? Joga no lixo comum, que é levado para os aterros? No Brasil, cerca de 240 mil toneladas de lixo são produzidas diariamente, sendo que apenas 2% desse lixo é reciclado. Agora se somarmos toda a produção mundial de lixo diário, veremos números assustadores.
Se não pararmos para pensar e mudar nossa forma de se relacionar com o lixo, não demorará muito para que a situação do planeta fique mais crítica do que já está. Além da poluição no meio ambiente, o lixo traz muitas doenças para os seres vivos. E evitar isso é simples, fácil e obrigação de todos! Um guia simples de como mudar essas atitudes é a metodologia dos 5 Rs.
Repensar: repense sobre seu modo de vida. É realmente necessário comprar esse produto? O que farei quando ele estiver velho e sem uso? Reflita antes de tomar decisões, evitando compras desnecessárias e resíduos desnecessários.
Reduzir: reduza o seu consumo. Prefira produtos com maior durabilidade, que não tenham tantas embalagens e os que possuem embalagens retornáveis. Reduza seus hábitos de consumo e o lixo gerado.
Recusar: recuse produtos prejudiciais ao meio ambiente. Se todos fizerem isso, impactos serão reduzidos.
Reutilizar: reutilize materiais que iriam para o lixo. Garrafas PET podem virar vasos, pneus podem ser utilizados para fazer puffs. Abuse de sua criatividade para reaproveitar os materiais que você tem em casa.
Reciclar: por fim, se depois de praticar o 4 Rs anteriores, ainda sobrar um lixinho, encaminhe-o para a reciclagem. Você ajudará muito evitando poluição e economizando matéria-prima.
Gostou dá ideia? Pratique. Não é difícil. Acesse o portal do eCycle e saiba onde descartar os resíduos.
Todo o planeta agradece!
Nenhum comentário:
Postar um comentário