sábado, 8 de novembro de 2014

Por que devemos nos preocupar com o lixo se o jogamos fora?

Lixo e consumismo

      A produção de lixo em todo o mundo é um grande problema para o futuro do planeta. A situação ficou ainda pior com o aumento do consumismo de produtos descartáveis nos últimos anos. Ao invés de fabricar produtos que duram e podem ser reutilizados, algumas indústrias estão fabricando produtos que são usados uma vez e jogados fora. Com isso, os recursos naturais são destruídos mais rapidamente. Sem contar que o acúmulo de materiais que poluem o ambiente cresce a cada dia. E o homem nem sempre sabe como fazer para se livrar desses resíduos.

      O lixo pode ser classificado em quatro tipos: 

  • O lixo doméstico (restos de comida, embalagens, papéis, plásticos, latas, vidros, entulho/restos de construções);
  • O lixo hospitalar ( gazes, ataduras, algodão, seringas, agulhas, etc.);
  • O lixo industrial ( gerado na produção de bens pelas fábricas );
  • E o lixo agrícola ( incluindo os fertilizantes químicos, inseticidas e herbicidas usados nas plantações e levados para os rios pela água da chuva );
      Insetos que entram em contato com os lixões podem espalhar doenças por até 12 quilômetros. Além disso, a massa de resíduos/lixo jogada a céu aberto apodrece, produzindo gases, mau cheiro e um líquido que contamina o meio ambiente chamado chorume, entrando no solo. Muitas vezes, esse líquido é composto de restos de material prejudicial como pilhas e latas de tinta. Se o lixo for queimado, produz  gases que podem conter poluentes perigosos.
      Se forem deixados na natureza ou em lixões, alguns materiais levam muito tempo para se decompor, isto é, para se desmancharem e serem assimilados pela natureza.
      Que sujeira! Por isso é melhor dar preferência a produtos feitos com embalagens e material recicláveis. Esse tipo de material pode ser reutilizado para fazer outras coisas a partir do que não servia mais e seria jogado fora. Papel usado, por exemplo, pode ser reutilizado para fazer mais papel, sem precisar derrubar mais árvores. 

      A natureza agradece!
Fonte: http;//www.wwf.org.br

                                                                  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário